quarta-feira, 29 de abril de 2009

A evolução do computador

O computador se desenvolveu muito com o processo de globalização na evolução tecnológica dos séculos XX e XXI.
O primeiro computador foi criado por Charles Babbage em 1833 e tinha várias utilidades,entretanto como era movido a vapor e eram fabricados a mão o processo fracassou,porém a idéia continuou.
Só em 1946 foi criado o primeiro computador elétrico na universidade da Pensilvânia.Sua finalidade era calcular o caminho de projéteis para o laboratório do exército.Ele era totalmente digital.Pesava 27 toneladas e operava 17468 válvulas. O correio eletrônico ( e-mail ) chegou em outubro de 1971 por Ruy Tomlinson,com o intuito de enviar mensagens através da rede de internet,foi ele também que resgatou o antigo símbolo arroba ( @ ) para separar o nome do destinatário do lugar onde está.
O bilionário Bill Gates funda a Microsoft em abril de 1975,que se dedica a desenvolver,fabricar e produzir softwares e equipamentos eletrônicos.
Em setembro de 1998 é fundada a empresa do Google,o maior e mais amado site de busca da internet.
O Messenger ( msn ) domina em julho de 1999.Em agosto deste mesmo ano é criado o blogger por uma pequena empresa de São Francisco que permite a publicação de blogs.
Em janeiro de 2001 “nasce” o amado Wikipédia.O “pai” desta enciclopédia livre é Jimbo Wales.
Em abril de 2003 já era legal baixar músicas pela internet na Apple pagando 0,99 dólares por cada música.
O Youtube é criado em fevereiro de 2005 como um site para compartilhar seus vídeos na internet que acabou se tornando muito popular.
Percebe-se que desde a década de 1990 ouve um grande desenvolvimento da internet.E acho que muita coisa ainda irá acontecer .

José Gabriel de Castro






terça-feira, 28 de abril de 2009

Os avanços tecnológicos e a globalização

A expansão mundial da economia trouxe como resultado o fenômeno hoje bastante conhecido por “globalização”.
A globalização significa um universo de diversidades e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso século. A ciência tecnológica e a informação são peças fundamentais da vida humana na sociedade global.
A aceleração das comunicações e dos transportes diminuíram as distâncias geográficas,o capital se internacionalizou e rompeu fronteiras.
O desenvolvimento de conhecimentos em mecânica,eletrônica,física,química,biologia e outros assuntos traz cada vez mais progressos na aviação,transportes,comunicação,saúde,agricultura e etc. Meta fundamental para os interesses econômicos.
Essas descobertas e inovações trazem também alterações significativas em nossa vida. O avanço tecnológico e a globalização vem cada vez mais alterar nosso estilo de vida,nossos hábitos e padrões de comportamento. O uso do computador,internet,fax,telefone celular,notebook,elevador,avião a jato,metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos faz sentir cada vez mais “dependentes”,pois acostumamos a viver com essas “coisas” de tal modo que pensamos ser impossível a vida sem elas.Tecnologia é a marca do nosso tempo.
Até onde vamos?

José Gabriel de Castro


domingo, 5 de abril de 2009

A importancia das comunicações no processo de globalização

No inicio do processo de globalização aconteceu uma crise no capitalismo e nela uma das formas de escapar da mesma foi a expansão das multinacionais, porém havia um problema como iria acontecer as comunicações entre a sede e as filiais? A solução encontrada foi a utilização das redes de comunicação imateriais, telefone e internet (mais a internet).
Mas o que são essas redes? Elas são qualquer conexão existente entre qualquer lugar seja no mundo ou no universo.
Hoje em dia nós temos dois tipos de redes:
Materiais aquelas na qual há o deslocamento ou mercadorias (ou qualquer tipo de objeto) ex: rede de correios Imateriais são as redes industriais na qual só há a transferência de dados ou informações ex: rede de internet .
Obs: a globalização só foi possivel por causa evolução das redes, inclusive as imateriais.


Leonardo Barreto da Fonseca

sábado, 4 de abril de 2009

Origem dos países

Há muito tempo a Europa era dividida em varias faixas de território na qual eram denominadas de feudos, cada feudo tinha o seu senhor feudal (quem mandava nos feudos), suas leis (na qual o senhor feudal era quem estabelecia),sua língua, seus costumes, sua religião, ... próprios.
E nesse período do feudalismo ouve uma época de seca, e os impostos aumentaram absurdamente, e assim os camponeses em estado de vida precário começaram a se revoltar contra os senhores feudais, e eles como resposta a essa afronta se uniram formando estados modernos (os países).
A partir da união dos feudos começaram as discussões sobre quem ia ser o rei, e então começaram as revoluções entre varias famílias pela escolha do rei, porém normalmente aquele que governava era o que tinha mais terras ou camponeses em seu feudo.
Depois da escolha do rei, ele mandava em tudo, sem parlamento, deputados e mais ninguém que tivesse algum poder político, os antigos senhores feudais viraram nobres e passaram a morar com o rei em seu palácio, os mesmos tinham privilégios, mas nenhum poder político.
A burguesia era os comerciantes e empresários do reino que possuíam muito dinheiro, que em uma época começou a possuir tanto dinheiro quanto os nobres (porém os nobres não gostavam de ser comparados com os burgueses), e em uma época o rei permitiu a entrada dos mesmos em suas festas e ai que foi inventada a etiqueta (para diferenciar os nobres dos burgueses).


Leonardo Barreto da Fonseca